YIP SAM – as folhas que encobrem o brilho do coração
Na cultura chinesa existe uma ideia muito profunda e poética relacionada à descoberta do verdadeiro Self denominada “YIP SAM”. Nesta concepção, para que o coração volte a ter o seu brilho original, é necessário retirar as camadas de folhas que o encobrem e ofuscam.
Somente assim poderemos ouvir e seguir o nosso coração.
Mas o que são estas folhas que encobre a nossa humanidade como dizia o Patriarca Moy Yat?
São hábitos, conceitos e preconceitos, ideias de outros mas principalmente medos que vamos adquirindo no decorrer de nossas vidas.
A prática do Kung Fu trás à tona diferentes aspectos de nossa conduta e revela as camadas ocultas que precisam ser limpas para que possamos nos tornar seres humanos mais íntegros.
Este é um processo de desconstrução no qual o Mestre tem um papel muito importante pois provoca seu Discipulo a se desenvolver e a refinar a sua natureza.
Para que isso possa ocorrer, a relação entre eles deve ser construída a partir de confiança e respeito mútuo.
Sempre tive conversas muito ricas com minha Si Fu depois das práticas corporais.
Ela me apresentava a perspectiva Kung Fu sobre situações que eu vivia no trabalho e em casa.
Medos que afloravam, por exemplo, nunca eram abafados mas olhado de frente e acolhido para que só então fossem superados.
Estas vivências e o aprendizado resultante passaram a influenciar profundamente meu desenvolvimento pessoal e profissional mudando minha conduta no dia a dia com meus clientes e funcionários.
Pouco a pouco passei a ter resultados positivos no trabalho ao utilizar conceitos do Kung Fu.
Comecei assim, o processo de retirar uma a uma as folhas que encobriam o brilho de meu coração!
Assim relatou
Angela Carvalho “Moy On Gaak Lai” ,
Quarta Discípula de Mestra Sênior Ursula Lima ‘Moy Lin Mah’ e membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah juntamente com Rodolpho Alcântara, André Villarreal, Helena Carneiro, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vítor Barros e Marcus Souza.
Saiba mais sobre a Família Moy Lin Mah:
Unidade Copacabana, Brasil
Unidade Cascais, Portugal
Comments