top of page

YIP SAM – as folhas que encobrem  o brilho do coração



Na cultura chinesa existe uma ideia muito profunda e poética relacionada à descoberta do verdadeiro Self denominada “YIP SAM”. Nesta concepção, para que o coração volte a ter o seu brilho original, é necessário retirar as camadas de  folhas que  o encobrem e ofuscam.

Somente assim poderemos ouvir e seguir o nosso coração.

Mas o que são estas folhas que encobre a nossa humanidade como dizia o Patriarca Moy Yat?

São hábitos, conceitos e preconceitos, ideias de outros mas principalmente medos que vamos adquirindo no decorrer de nossas vidas.



A prática do Kung Fu trás à tona diferentes aspectos de nossa conduta e revela as camadas ocultas que precisam ser limpas para que possamos nos tornar seres humanos mais íntegros.


Este é um processo de desconstrução no qual o Mestre tem um papel muito importante pois provoca seu Discipulo a se desenvolver e a refinar a sua natureza.


Para que isso possa ocorrer, a relação entre eles deve ser construída a partir de confiança e respeito mútuo.


Sempre tive conversas muito ricas com minha Si Fu depois das práticas corporais.


Ela me apresentava a perspectiva Kung Fu sobre situações que eu vivia no trabalho e em casa.

Medos que afloravam, por exemplo, nunca eram abafados mas olhado de frente e acolhido para que só então fossem superados.


Estas vivências e o aprendizado resultante passaram a influenciar profundamente meu desenvolvimento pessoal e profissional mudando minha conduta no dia a dia com meus clientes e funcionários.


Pouco a pouco passei a ter resultados positivos no trabalho ao utilizar conceitos do Kung Fu.


Comecei assim, o processo de retirar uma a uma  as folhas que encobriam o brilho de meu coração!



Assim relatou

Angela Carvalho “Moy On Gaak Lai” ,

Quarta Discípula de Mestra Sênior Ursula Lima ‘Moy Lin Mah’ e membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah juntamente com Rodolpho Alcântara, André Villarreal, Helena Carneiro, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vítor Barros e Marcus Souza.

Saiba mais sobre a Família Moy Lin Mah:

Unidade Copacabana, Brasil



Unidade Cascais, Portugal


Angela_Carvalho_edited.jpg

Obrigada por sua visita!

Angela Carvalho  

Moy On Gaak Lai 

Quarta Discípula de Mestra Sênior Ursula Lima, Lider da Família Moy Lin Mah

Representante da Família Moy Lin Mah  na Unidade Cascais em Portugal

Mentora em Inovação e Transformação Pessoal e Empresarial.

Receba meus posts

Obrigada por subscrever!

bottom of page